Tempo de Leitura: 3 minutos
Pirâmide de Aprendizagem
William Glasser
Fonte da Imagem: iStock by Getty Images
“O ser humano é um aprendiz nato, mas, para aprender, é preciso querer: o aprendizado deve se dar de dentro para fora.”
É o que defende o mestre em Psicologia Clínica e doutor em Psiquiatria William Glasser, criador da Pirâmide de Aprendizagem.
Durante uma aplicação educacional de suas percepções como psiquiatra e pesquisador, Glasser desenvolveu a Teoria da Escolha – conceito em que o professor é um guia, não um líder supremo, e que ressalta a importância da autonomia do aluno no processo de aprendizado. A teoria parte do pressuposto de que é preciso escolher aprender e se tornar parte desse desempenho, de maneira ativa e presente.
O psiquiatra concebeu, então, a Pirâmide de Aprendizagem – um método que relaciona o grau de aprendizado ao meio utilizado para aprender, sendo que a retenção desse conhecimento também depende diretamente da participação e do comprometimento do discente. Ou seja, aprender não é decorar ou simplesmente memorizar; é experienciar, fazer parte, praticar.
Para a pirâmide de Glasser, os níveis de aprendizagem estão relacionados à absorção de conteúdo a partir das seguintes habilidades cognitivas:
Ler
Ouvir
Ver
Ver e Ouvir
Debater
Praticar
Ensinar
Segundo o método, apresentado em um modelo hierárquico que atribui uma porcentagem a cada competência, a retenção de conhecimento se dá:
Isso é, quanto mais o estudante se envolve com determinado tema, mais aprende efetivamente sobre ele.
Sendo assim, os conceitos presentes na Pirâmide de Aprendizagem podem ser introduzidos tanto na educação básica quanto na superior, e até no ambiente corporativo. E os benefícios da aplicação do método vão além da assimilação de conteúdo: contribui para o desenvolvimento da autonomia e ainda estimula habilidades socioemocionais.
Saiba mais sobre a Pirâmide de Aprendizagem no Blog da Saraiva Educação. 🤓
Conheça mais três dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU
Saiba o que aspiram os ODS 4, 5 e 6, e como você pode ajudar a alcançá-los [+]