Depoimento
Fonte da Imagem: Study group photo created by lookstudio – www.freepik.com
“Irmão, você não percebeu que você é o único representante do seu sonho na face da Terra? Se isso não fizer você correr, chapa, eu não sei o que vai”.
Foi com a música “Levanta e anda”, do cantor e letrista brasileiro Emicida, que começou a nossa conversa com Kauan Martins de Almeida, bolsista Somos Futuro, sobre a importância de ter um mentor para acompanhá-lo nessa fase de decisões, e como o programa transformou a sua vida.
Lembrando que o Somos Futuro – que já beneficiou mais de 500 jovens bolsistas e mobilizou quase 800 voluntários desde 2017 – oferece mentoria a discentes do Ensino Médio, de primeiro e terceiro anos, a fim de acompanhar, acolher e guiar o estudante na jornada do autoconhecimento.
A mentoria acontece on-line e é realizada pelos voluntários do Instituto SOMOS. No primeiro ano, o mentor ajuda o aluno a se adaptar à nova realidade – bem diferente da rotina do Ensino Fundamental – e aos hábitos da escola e do período, além de contribuir para o desenvolvimento de competências socioemocionais. Já no último ano, a mentoria é dedicada ao planejamento da carreira e do futuro.
Kauan revela que ter um mentor ajuda, principalmente, no tratamento de inseguranças, dúvidas e indecisões que envolvem essa etapa da vida do estudante. “Não é exagero dizer que a mentoria faz, literalmente, toda a diferença”, ressalta ele.
Kauan destaca também que a relação com o mentor é um aprendizado mútuo: “Logo na primeira sessão, nós dois aprendemos tanto um com o outro! Além disso, desenvolver a capacidade de lidar com planejamentos futuros com uma base e um foco me ajudou muito. Com essa experiência, também me conscientizei de que, sim, existem frustrações por quebra de expectativas, mas que o melhor a fazer é se levantar e aprender a seguir”.
O estudante compartilha ainda algumas dicas para quem está enfrentando os mesmos desafios. “Sentir-se deslocado ou inseguro às vezes é muito comum. Sei como é, parece que o cotidiano de escolhas difíceis, somadas à pressão social, não vai passar nunca. Sem contar os nossos próprios fantasmas escondidos atrás daquela pergunta retórica de ‘quem sou eu’ ou ‘quem eu quero ser’. Contudo, não vale a pena sofrer tentando prever o futuro porque ele pode ser melhor do que você imagina”, observa Kauan.
Ele finaliza contando como o Programa Somos Futuro mudou a sua vida: “Abriu minha mente e me emancipou a um patamar virtuoso que jamais imaginei alcançar como pessoa, estudante, aluno e futuro profissional. Todos os envolvidos são anjos na Terra e só tenho a agradecer por existirem”.
E a gente só tem a agradecer por poder compartilhar este momento com você, Kauan! 🙂
Bolsistas do Programa Somos Futuro falam sobre o papel e a importância dos mentores nessa etapa de suas vidas
Livya cursa o primeiro ano do Ensino Médio; Hyan já está no terceiro. Ambos têm em comum o apoio do nosso programa de mentoria e falam sobre a importância desse acompanhamento em suas vidas – tanto na escolar quanto na pessoal [+]