Tempo de Leitura: 2 minutos
Com o sonho realizado, Bianca Duarte Santos, bolsista Somos Futuro, agora aguarda o início das aulas na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – prevista para 2022. Apesar de ainda faltarem meses para o começo da nova jornada, ela está aproveitando esse tempo para estudar assuntos que vai ver em sala de aula. Que orgulho a gente tem!
O que é o Programa de Mentoria
O Programa de Mentoria Somos Futuro oferece aos bolsistas do 1º e 3º anos acesso a um mentor responsável por guiá-los em uma jornada de autoconhecimento, desenvolvimento de habilidades socioemocionais e planejamento de futuro e carreira – essenciais para o desenvolvimento pessoal e profissional desses jovens.
Cada bolsista tem um mentor, voluntários do Instituto SOMOS, que são colaboradores da Cogna Educação. O mentor é escolhido de acordo com o perfil do bolsista, sempre buscando a melhor sinergia entre os dois.
A jornada no Somos Futuro
A jovem conta que acordava muito cedo, por volta das 4 horas da manhã, e enfrentava um percurso de duas horas diariamente para chegar à escola. Uma rotina assim é cansativa, mas Bianca diz que todo sacrifício valeu a pena. Ao ser perguntada se alguma vez pensou em desistir, ela brinca: “Às vezes eu considerava vender arte na praia”. E olha que ela nem é de Humanas!
Bianca conta que foi muito bem recebida pelo colégio e teve todo apoio de colegas, professores e coordenação. O que foi um alívio para seus pais, que tinham medo de que ela fosse tratada diferente por ser bolsista. Mas isso nunca aconteceu; pelo contrário, ela recebia muitos elogios por essa conquista.
Que não foi a única.
No segundo ano, ela foi medalhista de bronze na Olimpíada Nacional de Astronomia, além de receber duas menções honrosas na Nacional de Ciências e na Pernambucana de Física. Já no terceiro, veio a medalha de ouro na Olimpíada Nacional de Ciências. “Eu notei que fazer Olimpíadas mudou a minha forma de estudar e de resolver questões. É muito divertido e você aprende bastante”, conta. Que bacana, hein?
As expectativas para o futuro
As aulas de Bianca começaram em setembro e ela está ansiosa para começar aproveitar tudo o que a instituição tem a oferecer para a sua formação na profissão que escolheu.
Para o futuro mais distante, a jovem diz que gostaria, por meio do seu trabalho, de ajudar o País e as pessoas ao seu redor. “Também gostaria de ser uma incentivadora, ajudando estudantes a encontrarem oportunidades melhores. Receber incentivo é algo muito importante”, finaliza.
Leia também: